domingo, 5 de setembro de 2021

Noite Sem Fim / Agatha Christie Edição Folha de São Paulo // Endless Night 1967

 


   Esse é o meu 22º livro da Rainha do crime. Meu intuito era ler os livros na ordem cronológica  assim como fiz com Misterioso Caso de Syles mas  não RESISTI. Estava muito ansioso para ler essa que foi na verdade o 72º livro de Agatha, então eu levaria tempo para ler essa edição que correspondeu muito bem  as minhas expectativas.

 

   
   Em Noite Sem Fim, vamos acompanhar o nosso protagonista Michale Roger um homem pobre que tem muita dificuldade em ficar muito tempo nos empregos que arruma, no momento está trabalhando como motorista, não tem um bom relacionamento com sua mães que está sempre o botando para trás (mas será isso mesmo?)

   Uma bela tarde na Inglaterra em  uma vasta área com florestas e campos que do alto é possível avistar o mar (conhecida como o Campo dos Ciganos) Michael conhece Ellie, uma jovem e bela americana  de vinte anos de idade e logo os dois começam a namorar.

    Ficamos sabendo o quanto Ellie é rica mas é bastante controlada pelos demais familiares e sua madrasta que está sempre ao seu encalço. Mas tudo bem pois Ellie tem uma aliada na hora de suas escapadas dos E.U.A sua governanta Greta. Greta trabalha para a família por muitos anos, então sempre que Ellie quer viajar ela envia cartas para Claudia Hardcastle (madrasta de Ellie) que viaja constantemente. Uma forma de engana-la , pois ao receber a suposta carta de Ellie (pelo selo sabe que Ellie "continua" na Inglaterra.)

    Michael conta para Ellie seu maior sonho; ter uma casa no local chamado Campo dos Ciganos. Porém o lugar possui uma má  fama cheio de mistérios e mortes horríveis. Nosso casal são alertados por uma cigana que os dizem para fugirem do local, pois coisas terríveis poderão acontecer a eles.

   Os dois se casam e uma forma de agradar o marido (agora maior de idade) Ellie decide compra no leilão a velha casa e demoli-la para que seja construída a casa dos sonhos de Michael.

    Mas conseguirá o casal viver feliz em um local dito como amaldiçoado? e os familiares de Ellie como reagirão ao seu casamento (que foi escondido) ? e o Michael o pobre marido que agora vive uma vida de luxo ao lado de sua esposa, como os familiares de Ellie o receberá?



      Achei esse livro bem diferente do que Agatha Christie está acostumada a escrever. Não vamos ter um crime onde um dos seus detetives mais conhecidos resolvem o caso.
    Aqui, Agatha nos apresenta uma trama psicológica, vamos conhecendo nossos aparentemente personagens "normais" sem nada de  estranho...exceto pelo local amaldiçoado (mencionado anteriormente)

   De forma majestosa toda trama é conduzida até chegarmos no seu final apoteótico, com uma reviravolta que vai deixar qualquer fã da autora de queixo caído. 

    Tentei.....como sempre descobrir o final (e tudo fazia sentido na minha cabeça) e logo chega Agatha e me deu uma rasteira ....e que queda....boa!!!!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário