sábado, 14 de junho de 2014

O EXORCISTA (THE EXORCIST, WILLIAM PETER BLATTY)


   O EXORCISTA EDIÇÃO DE 40º aniversário

  Um dos filmes mais assustadores do século 20 foi baseado no livro homônimo O Exorcista de William Peter Blatty. Assumo que estava com medo de ler a obra pois o filme é realmente de tirar o sono.
   Não tem como falar apenas do livro sem citar o filme (pois o roteiro foi feito pelo próprio Petter Blatty. Para mim, o livro não só conta a história de Regan uma jovem de apenas doze anos de idade que está possuída pelo demônio. 


  O  foco no livro é todo em Chris MacNeil mãe de Regan que tem uma filha linda, adorável, sensível e bastante carinhosa.....mas que de uma hora para outra após conversar o “capitão Woudy” na taboa de Ouija passa a escutar sons debaixo de sua cama (essa parte da medo) e depois passar a agir com agressividade.
   
    Neste ponto passamos a acompanhar o desespero de uma mãe que tenta a todo custo arrumar uma explicação nos psiquiatras sobre o que está acontecendo com sua filha. Neste ponto o livro consegue ser bem melhor do que o filme, pois o autor mexe com a mente do leitor (ficamos sempre confusos: Regan está possuída? Ela está querendo chamar atenção? Ela tem dupla personalidade?) Na verdade o filme também tem esse aspecto....mas não é tanto assim.


Não achei a obra assustadora. Não me levem a mal, não estou diminuindo o livro. Pelo contrário ele é muuuuuito bem escrito. Uma das coisas que mais gostei foi trabalho de pesquisa que Petter Blatty fez, sempre que os psiquiatras falam alguma coisa que é da área deles nós podemos dar uma paradinha na leitura e pesquisar na internet (e confirmamos que tem um embasamento científico ,também na parte do exorcismo, sua pesquisa foi bem minuciosa.
   
    O Padre Karras na minha opinião é o melhor personagens de todos, temos sua história pessoal (a culpa que sente pela morte de sua mãe) e também o fato dele ser um médico psiquiatra que começa a investigar a pedido de MacNeil o caso de sua filha. Seus argumentos até chegar a conclusão de que Regan está de fato possuída são muito bons.



O que dizer dos diálogos.......excelentes!!!!!! Todos eles, a conversa do Padre Karras com Chir MacNeal (a forma tão crua e verdadeira que ela fala com o padre, geralmente uma pessoa não falaria com uma pessoa daquela forma)
A conversa do Detetive Kinderman tanto com MacNeil e o padre Karras são.....sem comentários......e claro a conversa do padre com “Regan”
   Sem dúvida recomendo este livro para todos J

Nenhum comentário:

Postar um comentário