segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Van Gogh A Vida Autores Steven Naifeh & Gregory White Smith Editora Companhia das Letras.

Nossa!!! eu li essa biografia de Van Gogh  no dia 08/10/2019 e terminei em  01/11/2019, mas a publicação terminou ficando incompleta, como você pode ver a biografia é gigantemente prazerosa , mas terminei perdendo minhas anotações , mas mesmo assim vou postar  agora no dia 10/01/2022. Um dia pretendo reentrar na vida de Vincent , pois apesar das 1042 páginas AFIRMO que foi uma leitura que passou muito rápido.



   Van Gogh ou simplesmente Vincent como ele gostava de ser chamado nasceu  no dia 30 de março de 1853 na Holanda , filho de  Anna Cornelia e o pastor Theodoros Van Gogh  viviam se mudando devido a profissão do pai. Desde criança Vincent já apresentava sinais de ser uma pessoa "diferente" sempre muito na dele não interagia muito com as pessoas nem com seus irmãos (cinco no total) mas só veio mesmo se introrsar quando Theodorus Van Gogh nasceu , foi uma ótima relação  que os dois carregaram pelo resto da vida.

    Já perto de completar seus vinte anos de idade, começou a receber pressão dos pais para que começasse a trabalhar, mas sem saber o que fazer terminou trabalhando na loja de arte de seu Tio Cent Van Gogh, lá veio um grande interesse pela arte. Devorou vários livros sobre a história da Arte, mas por ser uma pessoa com o temperamento de pavio curto terminou discutindo com outro funcionário da loja e foi posto pra fora. Resolve então ir embora e morar na França.

   Theo com dezessete anos de idade começou a trabalhar na mesma loja junto com seu Tio Cent. Logo passou a mostrar interesse e jeito para o negócio se tornando o ótimo funcionário.
  
Vicente recebeu uma proposta para trabalhar em uma escola na França, mas infelizmente foi enganado pelo proprietário que não pagou seu salário no final do mês (apenas dava-lhe comida). Depois tentou trabalho como Missionário (inspirado pela profissão do pai) mas não conseguiu empenho o suficiente para continuar no curso .Mesmo assim tentou durante seis anos mas veio a CONFIRMAÇÃO de que realmente não tinha jeito pra coisa.

    Aos vinte e sete anos de idade depois de se auto punir (devido ao fracasso em ser pastor) passa a não tomar banho, dormir no chão . Terminou sendo internado em um hospício pelos seus pais.


    Depois disso Vincent FINALMENTE decide ser pintor, teve aulas com Anton Mauve que o ensinou muita coisa mas depois os dois brigaram.
    Vincent começa um relacionamento com uma prostituta  Sien Hoonik, lógico que sua família não aprovou e ficaram revoltados, mesmo assim Vincent cuidou dela até ela ter seu bebê mas os dois tiveram uma discussão e  e Vincent a colocou pra fora de casa.

   Vincent tinha uma imaginação muito fértil e chegou a pedir ao seu irmão Theo que largasse o trabalho e viesse morar com ele para que ambos se tornassem grandes pintores. Claro que isso nunca viria a acontecer uma vez que Theo era quem sustentava a família e principalmente o próprio Vincent .

   No dia 27 de março de 1885 Theo recebe um telegrama falando sobre o falecimento do seu pai, ao voltar pra casa, a irmã de Vincent o ataca verbalmente o acusando de ter matado o pai, pois Vincent sempre quando voltava pra casa tinha sérias discussões com eles (sempre por causa de dinheiro) e seu pai um dia disse "ele será responsável pela minha morte."

   Mas a vida tinha que seguir e Vincent começou a pintar cada vez mais, sempre indo aos campos a procura de suas telas vivas, sempre que chegava nos campos e pedia para as crianças espantarem os pássaros, uma das crianças relatou que ele demorou para montar seu cavalete porque ficava sempre procurando uma posição que considerasse boa. Dentro de seu estúdio uma criança disse ter visto Vincent parado durante muito tempo para uma de suas  telas , dava duas pinceladas voltava a se sentar e ficava olhando para ela por um longo tempo.

   Em 1885 Vincent muda seu estilo de pintura deixando-a mais rápida

                                                            Em Antuérpia

   Vincent quer começar a desenhar modelos femininas, mas como são muito caros procura as prostitutas, apreciando as pinturas de Henry Breker passa a usar mais cores em suas pinturas. Se matricula na escola  Beaux-Art de Páris, mas só foi aceito para fazer o curso de desenho no horário da noite, mesmo assim começou a brigar com os professores e virou chacota dos outros alunos

                                                                  Páris


Nenhum comentário:

Postar um comentário