domingo, 30 de janeiro de 2022

O capital de Van Gogh Autor Van der Veen Editira L&PM Pocket

 

N

Nesse Livro o autor tenta desmistificar certas ideias que as pessoas tem do pintor Van Gogh sobre ele ser pobre que apesar de ser sustentado por seu irmão Theo (01/05/1857 a 25/01/1895) pois Van Gogh chegava a ganhar bem mais que o carteiro e amigo Joseh Roulin que era casado e tinha filhos e mesmo assim era capaz de sustentar a própria família.

      Mas claro que a obra vai bem mais além disso. O autor acredita que pelo fato de Vincent não ter conseguido vender suas obras em vida (apenas uma) tudo isso era meio que uma jogada de seu irmão Theo em acreditar que sua arte faria sucesso no futuro. (Eu discordo totalmente dessa ideia) Ninguém almeja o Sucesso após a morte não faz sentido algum.

     Quem já leu a biografia de Van Gogh sabe que sua morte é motivo de discursão até hoje, pois não é afirmado que ele se matou ou foi assassinato. O autor acredita na ideia do suicídio, pois se ele foi capaz de cortar a própria orelha...porque não se mataria?. Fazendo isso entraria para a história  e suas obras seria bem mais apreciadas.

     Também descordo dessa ideia. Na minha opinião Van Gogh foi vítima de uma emboscada ou um tiro acidental.....suicídio.....não.!!!!

     Mas como Van Gogh então conquistou a fama despois de morto?

   Tudo devido a esposa de Theo Johanna Bonger (theo veio a morrer um ano após o irmão) que sabia do valor das pinturas do cunhado e soube vende-las a museus e pessoas entendidas sobre arte.

    Recomendo a leitura apesar de descordar de alguns pontos do autor

OBS: Péssimo subtítulo para o livro. 😯🙄🥵😡

Nenhum comentário:

Postar um comentário