segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Cai o Pano //Agatha Christie // Curtains 1975


 Esse é o meu 36º livro de Agatha Christie

   Em Cai O Pano nós teremos a volta dos dois melhores amigos Poirot e Hastings de volta a Mansão de Styles trinta anos após os eventos que ocorridos em O Misterioso Caso de Styles . 
   Poirot está bastante debilitado muito doente e até sem pode andar está hospedado em uma pensão que já foi a Casa de Styles e que pertencia a Jack Caverdish (valecido) e sua esposa Mary que ainda vive na casa.
   Poirot pede que seu amigo Hastings venha a pensão para que ele o ajude a desvendar um crime que ainda vai acontecer. Isso mesmo que você leu um crime que AINDA vai acontecer. Poirot conta a seu amigo sobre a morte de cinco pessoas que não tinham ligações nenhuma umas com as outras mas o assassino era o mesmo.
   
  Na pensão vamos encontrar as seguintes pessoas Dayse Luttrell e seu esposo o Capitão George Luttrell.
 Stephen Norton que adora observar pássaros.
Sr. William Boyd Carrigton que já foi governador da província da Índia.
Judith filha de Hastings trabalha no laboratório do Dr. Frankin.
Barbara Frankin e seu marido Jhon Franklin.  
Carmen a enfermeira de Barbara

   O que torna a trama mais intrigante é o fato de Poirrot saber quem é o assassino, mas ele precisa que Hastings use sua massa cinzenta para desvendar o caso. 
   Mas dai você deve está se perguntando "por que ele não fala logo quem é o assassino antes que alguém seja assassinato?"
   Eu me perguntei a mesma coisa, mas ai é que está a graça da leitura. Agatha nos trouxe uma investigação que aparentemente de início é estranha (isso se você já lei vários livros da autora) mas ela nos surpreende com uma das melhores histórias já escritas por ela.
    Vamos ter um assassino que difere dos outros já investigados por Poirrot um adversário com uma inteligência BEM acima da média nunca mostrado em nenhuma outra obra dela (pelo menos dos que já li até agora.)

   Agatha Christie consegue se despedir do seu famoso detetive Belga Hercule Poirrot com chave de ouro. Sem dúvida um livro que vale uma segunda leitura em um futuro próximo. 

   Parabéns, Agatha!!!!

Lido em 25/10/2022 à 28/10/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário