sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Mulher do Viajante no Tempo (Audrey Niffenegger)

Quando eu assisti o trailer do filme Te Amarei Para Sempre,e vi que era baseado em um livro corri para compra-lo,mas para minha decepção,o livro havia se esgotado.Mas a editora SUMA DE LETRAS relançou o livro e finalmente consegui o ler.

A história conta o relacionamento de Henry e Clair, que o conhece quando ela tinha apenas seis anos de idade e ele tinha trinta e seis em 1977,neste momento Clair estava literalmente conhecendo o seu futuro marido já que,Henry sofre de uma rara condição genética que o faz viajar no tempo sem ele querer.

A Mulher do viajante no Tempo é o livro de estreia da autora Audrey Niffenegger,que traz um romance utilizando a viagem no tempo sem cair no clichê.
O recurso utilizado para contar a história do casal Henry e Clair,é mostrada de uma forma bem interessante,ou seja não é narrada de forma cronológica.Sendo assim o leitor "viaja" no tempo junto com o próprio Henry.A história também é contada do ponto de vista de Clair,isso torna a leitura mais prazerosa.

A medida que vamos lendo,vamos ficando cada vez mais intimo do casal,e ansiosos para saber se eles conseguirão ter uma vida normal.
Mas não pense que é um conto de fadas,há momentos bem dramáticos,e mesmo Henry sendo um viajante no tempo,ele não pode alterar nenhum acontecimento,todo cuidado é pouco.

(ATENÇÃO SPOILER)
Harry de quinze anos conversando com o seu próprio Henry de quinze anos.
-Ha uns dois anos,vi uma garotinha levar um com um taco de hóquei na cabeça.No Indian Head Park.Foi horrível.Depois descobri que ela morreu no hospital.E ai comecei a viajar no tempo para voltando àquele dia,muitas vezes,e queria avisar à sua mãe dela,e não consegui.Era como estar na platéia assistindo a um filme.Era como um fantasma.Eu berrava:Não leve-a para casa,não a deixe perto do gelo,leve-a embora,ela vai se machucar,ela vai morrer,e via que as palavras estavam só na minha cabeça,e tudo seguiria como antes.
Hanry diz:
-Você fala em mudar o futuro,mas para mim,isso é passado,e até onde posso dizer,não há nada que eu possa fazer a respeito.Quer dizer,eu tentei,e foi a tentativa que fez aquilo acontecer.Se eu não tivesse dito alguma coisa,você não teria se levantado.

No fim da leitura ficamos com a impressão que lemos uma biografia.A boigrafia do casal Henry e Clair,pois parece que tudo aquilo aconteceu de verdade(mesmo com a viagem no tempo)Uma história bonita que cativa a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário