sexta-feira, 7 de maio de 2010

Encurralado (Duel,1971)Steven Spielberg

Duel (Encurralado)

Filme produzido pelo até então desconhecido Steven Spielberg,feito para a rede de tv ABC.

Conta a história de um homem de negócios chamado David Mann(Dennis Weaver),que durante em uma viagem de negócios pelo semi-deserto nos E.U.A,depara-se com um misterioso motorista de caminhão,que após David ultrapassá-lo,resolve o perseguir e ameaçar sua vida.


Foi dado a Spielberg o prazo de apenas 10 dias para produzir Encurralado,mas ele levou 13 .Mesmo tendo passado do prazo,sua determinação em fazer o filme era tanta,que ele conseguiu realizar um excelente película ,bem ao estilo Hitchcok.

Depois do sucesso do filme na tv a emissora ABC decidiu lança-lo nos cinemas.Para isso o filme deveria ter noventa minutos de projeção,então Spielberg teve que filmar mais uma cena(aquela em que o caminhão empurra o carro de David contra o trem,que está passando)

Sua assistente na época Nona Tyson,encontrou um artigo na revista Playboy chamado DUEL,escrito por Richard Matheson.já haviam escolhido uma pessoa para filma-lo,Spielberg mostrou suas idéias em um script e deram-lhe a oportunidade.

Para o personagem principal,Spielberg contratou o ator Dennis Weaver,pois gostava de seu trabalho,e foi Dennis que o ajudou a encontrar o resto do elenco.Já que Spielberg disse que sabia filmar,mas não entendia nada de atuação.

No incido,o filme seria filmado em estúdio.Mas Spielberg não queria,pois assim ficaria muito falso.Então ele filmou tudo em uma locação.

Spielberg,queria que o carro fosse vermelho.Já que geralmente as cores do deserto são sempre bege e marrom,pois assim conseguira destacar o carro no meio de todo aquele ambiente sem vida e inóspito.
Já o caminhão,ele escolheu um Peterbilt.Pois tinha um estilo mais antigo,ele tinha uma "face".As janelas eram os olhos,o nariz pontudo era a grade,e o pára-brisa era a boca

Para ter uma idéia de como faria as filmagens,Spielberg desenhou um mapa de todo o percurso que os veículos fariam,e com os respectivos lugares que eles passariam.
Uma das câmeras usadas no filme,tinha sido uma criação de Patt Hustis,que era uma câmera acoplada em um carrinho de corrida,assim ele conseguia filmar tanto o carro quanto o caminhão de um ângulo baixo.

Por que o caminhoneiro fazia isso?

O próprio Spielberg disse que as placas que encontra-se na dianteira do caminhão pertencia aos carros de cada vítima que eles fez empurrando seus carros contra o penhasco, atreves dos estados que ele passou.A intenção era ele ser um saqueador que percorria todo o estado.

O filme foi lançado aqui em DVD,quem conseguiu adquiri-lo teve sorte,pois o filme vem dublado e com excelente extras.

*Conversando com o diretor Steven Spielberg
*Steven Spielberg e a televisão
*Richard Matheson escrevendo Duel
*Trailer
*Galeria de fotos e Posters

Nenhum comentário:

Postar um comentário