sábado, 23 de novembro de 2013

  

 Nunca tinha ouvido falar de Edgar Allan Poe, já faz  um bom tempo que venho acompanhando alguns canais literários no youtube, e um desses canais alguém falava maravilhas de Poe. Comecei a pesquisar mais e mais coisas sobre ele.
   
   Até que resolvi escolher um livro dentre outros milhares  que contem coletâneas de sua obra.O escolhido foi exatamente esse com o gato preto (Plutão) para quem já leu o conto.
   Comecei a lê-lo na ordem (apesar de eu querer ter lido outros primeiro). Essa coletânea apresentam histórias que foram escritas entre 1835 e 1845, e justamente por isso sua escrita é de época.

   Desculpem os falsos intelectuais,mas lembrava-me os livros de Machado de Assis (com todos aquele linguajar estilo procure no dicionário). BORING. Está é a palavra.
   Ok tudo bem....depois de um tempo você vai se acostumando com escrita dele.

   
O problema é a forma como as obras de Poe são vendidas: Terror, Horror. Admito que (pelo menos nesse livro) um ou outro conto é de terror, mas no restante não tem nada de mais. Outro ponto negativo é essa coisa metódica de escrever. Imagine....contos  já são é curtos....e você ficar lendo o autor descrevendo cortinas, livros, cadeiras. :(   Lembrava-me Stephen king  ele também tem essa "mania", foi essa mesma mania que me fez para de lê-lo.

    Mas só para vocês não ficar pensando; "há mas Poe tem o suspense psicológico"
 Concordo.!
  Mas os finais...mesmo que alguém os achem surpreendentes,para mim eles eram : "há tá, que legal"

   Para mim o melhor conto dele é O Escaravelho de Ouro. Perfeito ele explicando como o personagem desvendou o segredo do tesouro.
   
Dizem que Poe morreu na rua da margura, e que suas últimas palavras foram: "esta tudo acabado, escrevam:  Ed já não existe". Bem.... faço de suas últimas palavras...minha incursão em sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário