segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O RAPTO DO GAROTO DOURADO (MARCOS REY) COLEÇÃO VAGA-LUME 1985


Muita gente já leu a coleção de livros da série Vaga-Lume, mas eu nunca. Mas nunca é.....tarde demais . não é mesmo?
   

     Mas eu vi que foram lançadas novas edições (inclusive que brilha no escuro...esse detalhe até que é legal) mas eu preferi começar a ler a série pelas edições que marcaram a minha infância que apesar de não gostar de ler nessa época, na minha casa já tinham esses livros que pertenciam as minhas irmãs.

    E não podia deixar de começar por Marcos Rey (1925/1999) dentre os livros da série os dele são os mais elogiados.


   Suas histórias sempre tem suspense e mistério que prende o leitor a cada página. 
   Nesse livro conhecemos os jovens estudantes Léo, Ângela e Gino que em comum tem amizade com Alfredo mais conhecido como o .......Garoto de Ouro.

   Tudo vai indo bem na vida de Alfredo quando ele é sequestrado. Para piorar a situação os sequestradores exigem um pagamento de dez mil.

    
    É dado início a uma corrida de investigações realizada por seus amigos Léo e Ângela para resolver o caso antes que seja tarde demais para O Garoto de Ouro.




    O livro possui muitas ilustrações, mas quem gosta de ficar folheando durante a sua leitura, pode ficar tranquilo que elas não apresentam spoilers.

    
     Dá pra perceber que Marcos Rey se inspirou na eterna Rainha do Crime Agatha Christie. Pois nota-se  um pouco de semelhança na forma que o autor desenrola a trama, principalmente nos seus momentos finais onde toda a resolução vem à tona, mas claro que de uma forma não tão elaborada como Agatha.....mas é óbvio que não poderia ser assim pois a série é voltada para os adolescentes (não que adolescentes não possam ler Agatha Christie)

  Porém um ponto que me incomodou um pouco foi o que eu chamo de "trapaça" do autor.....sem tentar dar spoiler...........ele por exemplo nos apresenta no desenrolar da história um determinado objeto que é crucial para a trama, mas que no fim não tem tanta importância apenas uns 10% para a conclusão dela.

    Mas como primeira leitura recomendo a todos não importa a idade Vaga-Lume vale a pena.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário