terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Os Túneis A História jamais contada das espetaculares fugas sob o Muro de Berlim (Greg Mitchell)


   
      Em 1989 lá estava eu assistindo tv e no noticiário mostrava a queda do Muro de Berlim eu não fazia idéia do que se tratava mas estava vendo as pessoas em cima do muro gritando e festejando. Aquilo ficou na minha cabeça e sempre tive interesse em saber mais sobre aquele fato histórico que pela primeira vez eu acompanha ao vivo e acores e não pelos livros de história.

    Em Os Túneis o autor já começa com o muro construído e as tenções que se estabeleceu entre a Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Milhares de familiares divididos que no principio era apenas uma faixa com arame farpado (é possível assistir em documentários no youtube pessoas atravessando esse arames farpados fugindo do lado Oriental indo para o Ocidental) sorte desses pois com o passar do tempo Berlim foi aperfeiçoando construindo barreiras até chegar  na grande muralha e mesmo após sua construção o governo sempre acrescentava mais coisas para impedir a passagem das pessoas. Essas idéias na sua maioria das vezes vinham dos próprios soldados que não tinham nem vinte anos que ficavam vigiando as barreiras....pois segundo eles "não gostávamos de atirar nas pessoas, apenas seguimos ordens".

INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM...NOTEM QUE TEM UMA CRIANÇA SEGURANDO UMA BOLA


    Depois de um ano da construção do Muro ainda existiam pessoas que se arriscavam a atravessa-lo  seja pulando o muro ou a nado pelo rio.Mas o que destacava eram os túneis, existiam grupos formados por jovens estudantes universitários que chegavam a trancar seus cursos para se dedicar a tempo integral na sua construção. 
    
      Os estudantes trabalhavam em péssimas condições o calor era intenso, sede...sem contar que às vezes trabalhavam sozinhos tornando o trabalho mais cansativo e monótono sem ter com quem conversar.Cada um com seus interesses....um querendo encontrar com a esposa que ficou do outro lado...um querendo levar a esposa filho e mãe para o lado Ocidental.

   A construção do túnel levava cerca de três meses e nunca se tinha a certeza absoluta se chegariam no local desejado (geralmente era em uma fábrica abandonada) afinal de contas ninguém queria depois de tanto tempo escavando a terra abrir caminho e sair no meio da rua no lado Ocidental com os soldados da StaSi com suas armas para si.


   Infelizmente existiam informantes da StaSi infiltrados nos grupos de estudantes que trabalhavam no túnel...o informante entrava em contato com seus superiores que esperavam a escavação ser concluída e os prendiam acusando-os de serem "terroristas"

   A leitura achei bem densa e a narrativa é bem documental....(falo isso porque já li por exemplo Epidemia Uma história terrível e real e a forma que Richard Preston  narra sua história é digna de um roteiro de filme americano.) ou seja não prendeu tanto assim minha atenção....mas vale a pena conhecer um pouco sobre essas pessoas corajosas que literalmente arriscaram suas vidas e de seus familiares para ter uma vida dígina que todos nós almejamos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário