quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker,1962)

Assisti esse filme na década de 80,ainda me lembro foi em um Domingo no SBT,em 2008,minha irmã mais velha queria ter esse filme, ai eu lhe dei de natal, o DVD.
Para quem não sabe o filme conta a história real de Anne Sullivan(interpretada muito bem pela atriz Anne Bancroft),uma jovem professora que é chamada para ensimar a linguagem dos sinais a jovem cega e muda Helen Keller (Patty Duke,que igualmente atua muito bem).
A professora depara-se com uma jovem que apesar de suas limitações,é uma pessoa extremamente mimada pelos pais e com um temperamento bastante explosivo,mas,o que a jovem Hellen não esperava era encontrar uma professora, tão dura(no sentido determinada)quanto ela,e aos poucos ela consegue domar a jovem garota que reluta bastante em permitir sua aproximação,aos poucos as duas vão criando uma amizade muito bonita e bastante sincera,revelando no fim o motivo do título do filme.


O Milagre de Anne Sullivan(1962)venceu os Oscar de 1963 em duas categorias
Melhor Atriz para Anne Bancroft,Melhor Atriz Coadjuvante para Patty Duke,e teve mais três indicações:Melhor direção,Melhor Roteiro adaptado e melhor figurino preto e branco.
A jovem Helen praticamente não vivia como um ser humano,pois não sabia nem se comportar na mesa durante as refeições,mas não podemos culpar seus pais pela forma com lhe tratavam,apenas faltavam-lhe conhecimento sobre como criar uma filha com sua deficiência,principalmente porque eles viviam no século 19 no ano de 1887.

O filme também mostra um pouco da vida sofrida que a professora Anne Sullivan teve em forma de flashbacks.Durante a infância,foi mandada a um asilo de pobres junto com seu irmão Jimmie,que três meses depois vem a falecer,e a visão de Anne foi afetada quando ela teve tracoma ,porém,ela obteve uma bolsa de estudos para a Instituição Perkis para Cegos,em Boston.Anne Sullivan termina se formando com louvor ,durante os anos que passou na instituição,passou por várias cirurgias nos olhos,restaurando parcialmente sua visão.
Realmente não tem como não se emocionar com a história,o momento final quando Helen "disperta" para a vida,e descobri que tudo tem nome e uma função. É tão emocionante,que sendo o fim do filme,faz parecer que a cena foi criada apenas para concluir o próprio,mas não é,na vida real foi exatamente como acontece na tela.
O Milagre de Anne Sullivan,é um filme que emociona e nos ensina ao mesmo tempo.A história dessas duas extraordinárias mulheres são exemplos usados até hoje.

Mas engana-se quem pensa que a historia termina por ai,muito pelo contrário,na verdade o roteiro do filme, foi uma adaptação do livro escrito pela própria Helen Keller, A História da Minha Vida(The Story of My Life)


Nenhum comentário:

Postar um comentário