segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Direito de matar (Do que o ódio é Capaz ) (Right To Kill?,1985)TV


Assisti esse filme quando era criança,deve ter passado na época na Bandeirantes.Primeiro,o que me chamou atenção,é que esse filme era um drama,e esse é um dos gêneros que gosto,principalmente por ter sido uma história real. O filme foi produzido pela Rede ABC,na época o caso teve uma repercussão muito grande nos Estados Unidos,no dia 16/11/1982
Tudo começa quando, a família Jahnkes,mudam-se para sua nova casa na cidade Cheyenne,a casa localiza-se bem isolado das demais,a filha do casal Deborah Jahnke(Justine Bateman)descreve a casa como sendo um casa funerária.

(Justine Bateman)


O pai,Richard Jahnke (Frederic Forrest)trabalha como um investigador criminal.Ele leva seu trabalho muito a sério,é uma pessoa bastante determinada, a descobrir os marginais e também os pervertidos e os estupradores,e por isso possui estocado em sua casa um arsenal de amas,ele faz até questão de ter uma arma sobre a mesa durante o jantar.
O Sr.Jahnke é bastante brutal, e Richard Jahnke Jr. (Christopher Collet),assiste as brutalidades do pai sem poder fazer nada,depois de um confronto bastante sério com seu pai,o garoto procura as autoridades locais para reclamar,mas sua mãe e sua irmã ficam bastantes assustadas e preferem não colaborar com a denuncia,e termina dando a impressão aos policiais que o pai é bastante duro,mas não um pai irresponsável.Os irmãos,mais tarde compõe um plano para acabar de uma vez com seu pai.

(Christopher Collet)

(Frederic Forrest)
Não há dúvida,que os jovens são maltratados, e o diretor John Eman mostra muito bem isso Justine Bateman,é capaz de levar o filme sozinha,ela faz uma Deborah bastante sofrida e frágil.Quem não ficaria do lado deles?
Se você prestou atenção no título original(RIGHT TO KILL?),tem uma interrogação no final,justamente para fazer-mos uma reflexão,será que não havia uma outra forma de resolver esse problema familiar?
O script do filme leva a história até o momento do assassinado,e depois disso aparecem os letreiros falando do destino dos dois irmãos.Na opinião dos escritores esse foi seu pior erro,pois um dos pontos mais importantes questionado é,como alguém pode preparar uma emboscada,matar alguém e dizer que foi auto defesa?
Mas Richard Jr,foi considerado culpado,a sentença foi de cinco a quinze anos de prissão,no Centro de Detenção Juvenil de Cheyenne,Deborah,foi sentenciada de três a oito anos no Centro de Correção para Mulheres.

Essa é a capa do livro escrito por Alan Prendergat,no qual o filme se baseou.

2 comentários: